... da totalidade das coisas e dos seres, do total das coisas e dos seres, do que é objeto de todo o discurso, da totalidade das coisas concretas ou abstratas, sem faltar nenhuma, de todos os atributos e qualidades, de todas as pessoas, de todo mundo, do que é importante, do que é essencial, do que realmente conta...


tuda.papel.eletronico@gmail.com

Em associação com Casa Pyndahýba Editora

Ano I Número 3 - Março 2009

Poesia - Souzalopes

Sextina Severina
(canção do fantasma espanholo de F. Garcia Lorca)



o meu nome é federico
cantando negro cavalo
granadas ouvi na espanha
às cinco da madrugada
- por granada e lua e fonte
sem leito meu dia morreu

só me salvou do morreu
o meu fazer federico
canto de pedra e de fonte
- matado foi o cavalo
e no peito madrugada
contra fuzil em espanha

foi espinha aquela espanha
quando este sopro morreu
- severina madrugada
dum cigano federico
potro (poeta) e cavalo
cavala campina e fonte

já vi seca minha fonte
(cuidado com tua espanha)
lá vem o tempo a cavalo
ressecando o que morreu
- quem me matou federico
mata lua e madrugada

na cigana madrugada
bebo ressaca na fonte
vou gemendo federico
e se fede toda espanha
- se rocinante morreu
morrem quixote e cavalo

meu verbo avua cavalo
sou só sancho em madrugada
cavaleiro e voz morreu
calando soluço em fonte
- d'espada que rompe espanha
teu nome sou federico