... da totalidade das coisas e dos seres, do total das coisas e dos seres, do que é objeto de todo o discurso, da totalidade das coisas concretas ou abstratas, sem faltar nenhuma, de todos os atributos e qualidades, de todas as pessoas, de todo mundo, do que é importante, do que é essencial, do que realmente conta...


tuda.papel.eletronico@gmail.com

Em associação com Casa Pyndahýba Editora

Ano I Número 3 - Março 2009

Conto - Dorival Fontana

O Bilhete

Oi, querido! Fui ao pedicuro e já volto. O jantar está no forno, é só esquentar. Por falar nisso, o gás acabou, favor trocar o botijão. Ah! Antes que eu me esqueça, a mamãe vem no sábado passar uns dias com a gente. Estou comunicando com antecedência para você não dizer que ela sempre chega sem avisar. O meu irmão Carlinhos ligou para pedir quinhentos reais emprestado, se não for fazer falta! Disse que acerta tudo no final do mês, juntamente com os trezentos reais pendente do mês anterior. Outra coisa: deram uma encostadinha no pára-lamas do seu carro, não amassou muito... O Júnior quase morreu de susto, pobrezinho. Um babaca alcoolizado, trafegando em marcha a ré, perdeu o freio e pronto, fez-se o estrago. Ainda bem que ninguém se feriu. O miserável fugiu da cena do crime tão rápido que não houve tempo para anotar o número da chapa do carro do infeliz, mas não se preocupe, o nosso próprio filhinho levou o carro à concessionária e se encarregou de tudo. Que belezinha! É quase um homem... Como o tempo passa depressa... Nem parece que já completou 15 anos! A nota do conserto está sobre a estante. O prazo de entrega é de trinta dias úteis, se não for necessário importar alguma peça, aí é sem previsão; assim colocou o gerente (se o meu não estivesse na oficina...). Outra coisa: a Pat ligou, dizendo que está na casa da Margô e vai passar a noite lá. Não concordei! Não acho aquela garota uma boa companhia para a nossa filha; está grávida e nem se quer é casada, mora sozinha num apartamento no centro da cidade, fala muito palavrões, e sabe-se Deus mais o quê! Eu mandei pedir autorização a você; o telefone da menina está afixado na geladeira. Eu, hein! Lavo as minhas mãos, não quero nem pensar nessas duas sozinhas, sem ninguém para pôr um freio. Ah! Quase me esquecia: o Marcelinho tem aula até mais tarde. O colégio está promovendo uma peça de teatro para homenagear o dia dos pais e hoje é o ensaio final. Apanhe o crachá e o recibo da última mensalidade paga, que estão na segunda gaveta da penteadeira; não se esqueça do recibo, para não ser barrado na portaria, a segurança é muito rígida. Ainda bem! Com essa onda de sequestros... A gente fica mais tranquila sabendo que o nosso anjinho está tão bem guardado. Tem uma carta sobre a escrivaninha, dizendo “URGENTE”; se não me engano é sobre um seguro expirado... Favor ligar para... Não me lembro ao certo, não li com muita atenção, tinha hora marcada no cabeleireiro e estava atrasada; sabe como o Rogê é, não?! Exige pontualidade, um minutinho de espera e ele fica uma fera. Bem, é melhor você mesmo ler, espero que não seja referente ao seguro do seu carro! A carta está sobre a mezinha de centro da sala. Não! Não! Na sala estão as contas a pagar e um cheque que voltou por falta de fundos. Estranho, depois que desvinculamos nossa conta bancária conjunta, não houve mais problemas com devoluções de cheques. É bom você verificar! Depois do pedicuro vou à ginástica. Começo hoje. Estou me sentindo uma baleia fora do sutiã, faz anos que não pratico outra atividade física além de casa, filhos, etc., e após o nascimento do Marcelinho, relaxei de vez, pareço uma gelatina transbordando da taça. Quero recuperar as formas do meu corpo antes que eu me esqueça como eram, e voltar a ser atraente, pois há tempos os seus olhos não me procuram com a mesma voluptuosidade de outrora. Devo chegar exausta, com certeza, por isso, se eu já estiver dormindo quando você chegar da aula de tênis, não me acorde, amanhã conversaremos. Amanhã não! Eu trabalho! Domingo, se tudo correr bem! Deixei recados na secretária eletrônica; caso esteja lendo o bilhete, desconsidere a secretária, ou vice- versa; acho melhor ler o bilhete, parece que a fita enroscou. Desculpe por eu trabalhar no final de semana, sei que são dias sagrados e que devemos passá-los com a família, sei também o quanto você detesta... Contudo, o serviço está muito atrasado, além do mais o sr. Wilson exigiu a minha presença impreterivelmente, indagando sobre a minha indiscutível competência, enorme experiência no setor e que a empresa precisa de todo potencial humano para poder enfrentar esse momento difícil de transição pelo qual estamos atravessando e que afeta todo o país. Nossa! Fiquei até emocionada com as suas palavras, parecia o Presidente do país falando... Além do que, será importante para a minha carreira. Sei que você vai entender, e entender mais ainda, me fazendo outro favorzão: buscar a mamãe na rodoviária. Ela chega ás 9 horas da manhã. Acho que me esqueci de avisar, né, amor? Perdão! A empregada não virá amanhã. Não use o banheiro de baixo, a descarga entupiu. Dê comida ao Luk. Acho que é só... Não pude passar na lavanderia para pegar o seu terno, o transito estava horrível. Mais uma coisa: encontrei os papéis do divórcio, estavam debaixo da nossa cama... Você não vai acreditar: ao assinar, a caneta vazou e não consegui encontrar outra; também, com a pressa que eu estava não conseguiria achar nada mesmo, e você sabe muito bem como o Rogê é, não?! Na volta, passo numa papelaria e compro outra, tá benhê!

Té mais. Beijos!

Heloisa.
22/03/92